IA na otimização do trabalho das equipes de TI
Desde a chegada do ChatGPT, o mundo tem testemunhado o surgimento de inúmeras soluções de inteligência artificial (IA) que prometem uma série de benefícios. O boom foi tão grande, que surgiram cursos e muitos conteúdos em diversos formatos, todos com o objetivo de auxiliar empresas e profissionais a compreenderem essa nova era e as transformações que a acompanham. Inevitavelmente, não existe um grupo de conversa em que não tenham surgido colocações como “muitos empregos vão acabar”, “se for assim, logo vão perceber que a IA pode fazer meu trabalho”, etc.
É fato: mudanças assustam. E quando se trata de tecnologia, especialmente se levarmos em consideração os acontecimentos dos últimos anos, é comum que haja certo receio. Mas foi em meio a tantas palestras, vídeos e bate-papos que eu ouvi, mais de uma vez, algo que fez muito sentido: a IA vem para complementar o seu trabalho, mas, para que isso dê certo, você terá que aprender a trabalhar com ela.
A Inteligência Artificial já vem sendo aliada da tecnologia da informação antes mesmo do assunto estar nos holofotes e, claro, segue apresentando melhoras com a criação de vários novos recursos desde então. Assim como no Marketing, que é a minha área de atuação, a IA surge para automatizar tarefas de TI, otimizar o dia a dia dos times e trazer ainda mais eficiência para este setor que é tão estratégica para as empresas.
O que se ganha com isso?
Processos que antes podiam levar dias a serem analisados ou concluídos, hoje podem ser executados em horas e, nos melhores casos, em tempo real. Na área de segurança da informação, por exemplo, existem tecnologias que operam 24 horas por dia, sete dias por semana, e são capazes de avaliar vulnerabilidades em softwares e realizar atualizações automáticas quando necessário. Além disso, há abordagens de segurança nas quais diferentes soluções trabalham em sistemas unificados, detectando e respondendo a incidentes de forma proativa. Olhando para a infraestrutura, a IA contribui com o escalonamento automático de recursos, visando garantir um melhor desempenho e economia de custos. Na computação em nuvem, possibilita uma escalabilidade ágil e eficiente, dimensionando recursos de acordo com a demanda de forma rápida e precisa.
São inúmeros os exemplos de como a IA capacita e otimiza as operações de TI, tornando-as mais eficazes, ágeis e aptas para enfrentar desafios complexos. A pergunta é: como esta nova realidade pode se aplicar à sua organização? Como fazer, da IA, uma aliada da sua equipe de TI?
Na TEEVO, contamos com um time especializado que acompanha de perto todas as tendências da área e está pronto para ajudar na análise da estrutura de organizações de pequeno, médio e grande porte, sugerindo as melhores soluções para cada cenário. Trabalhamos com grandes fabricantes, como Dell, WatchGuard, Microsoft, Veeam, Cisco Meraki, Vicarius e Huawei, que oferecem diferentes soluções com IA incorporada.
Para descobrir como a IA pode se tornar uma aliada da sua equipe de Tecnologia da Informação e quais soluções podem ser implementadas, convidamos você a entrar em contato com nossa equipe. Estamos à disposição para ajudar a impulsionar sua operação de TI com o poder da inteligência artificial.