O impacto da IA nas organizações
No mercado de tecnologia, é muito comum presenciarmos o surgimento de novos assuntos e ferramentas com ganho de escala cada vez mais rápido e abrangente. Quem não está vinculado ao meio, muitas vezes acaba nem mesmo conseguindo acompanhar a dinâmicas destas mudanças e inovações, algumas até com um perfil mais meteórico, que assim como surgem, praticamente desaparecem em alguns meses ou anos. Mas este não é o caso da IA (Inteligência Artificial)! As transformações que esta tecnologia vai viabilizar, vêm para abalar e mudar o rumo de como aprendemos, vivemos e gerenciamos nossas vidas e negócios.
O termo IA não é novo, foi cunhado em meados do século passado. Tirando algumas ondas evolutivas neste período, não tivemos antes um uso tão prático e abrangente desta tecnologia, muito em função das limitadas capacidades de processamento e comunicação dos nossos computadores e redes até então. Foi preciso evoluir no entorno um ecossistema adequado para que pudéssemos começar a explorar os recursos da IA. Antes disso, a IA limitava-se aos ambientes de laboratórios e centros de pesquisa. Hoje, está a um clique no seu celular.
Foram precisas iniciativas como da OpenAI, somada ao poder de comunicação das mídias sociais, para que o termo IA ganhasse escala global. Desde então, uma verdadeira avalanche de novos produtos e soluções com uso de Inteligência Artificial começaram a invadir o mercado. Como toda tecnologia disruptiva, vem inspirando discursos de amor e ódio mundo a fora. Com a desinformação moldada por uma visão romântica e influenciada por Hollywood, somada à falta de regulamentação e os dilemas éticos envolvidos, ainda exigirá algum tempo para que possamos assimilar e começar a entender o seu real impacto no nosso dia a dia.
Inteligência Artificial nos negócios
Trazendo para o mundo dos negócios, a IA vem para simplificar, ganhar escala, reduzir custos e agilizar os processos. Em um primeiro momento, estamos sendo inundados por diversas soluções e ferramentas para as funções mais corriqueiras. O uso de algumas delas nas suas atividades é um primeiro passo para se ter contato e começar a compreender o potencial desta tecnologia.
Em toda a discussão sobre IA, o dilema da substituição do homem pela máquina aflora. À curto prazo, é muito mais provável que a empregabilidade seja bem maior para quem saiba utilizar a IA como ferramenta para agilizar suas atividades e processos. Ou seja, é preciso aprender, e rápido, a usar esta tecnologia como apoio para maximizar os potenciais humanos. O fato é: as mais diferentes empresas e organizações precisam fomentar o aprendizado interno sobre a IA para manterem-se competitivas no mercado.
No universo de TI, estas mudanças já vêm ocorrendo faz algum tempo, com amplo uso em soluções preditivas, automação de processos, tratamento de dados, sistemas de apoio a decisão, sistemas financeiros, sistemas logísticos etc. É provável que você esteja agora mesmo utilizando alguns destes recursos com IA e nem mesmo tenha se dado conta disso. Com a popularização mais recente do tema, estamos vendo grandes players de marcado lançando soluções embarcadas voltadas para atender o usuário final, com foco em simplificar e agilizar os processos diários. É uma nova corrida do ouro, com a IA chegando às massas.
Os times de TI precisam se posicionar a frente deste processo em seus negócios, fomentar a discussão sobre o tema nas suas empresas, promover aprendizado para as equipes, ser um facilitador na adoção e testes de ferramentas que utilizam a nova tecnologia. Da mesma forma, devem repensar as soluções para proteção de dados nas suas empresas. Assim como a IA tem um enorme potencial positivo, também vem sendo utilizada para promoção de ataques hacker cada vem mais elaborados. Novas técnicas e recursos são necessários para manter os negócios seguros.
Ninguém sabe ao certo até onde estas mudanças irão nos levar. Quaisquer comentários além são meramente especulativos e baseados mais em cresças do que fatos. A TEEVO vem sempre inovando e apoiando seus clientes a conectar seus negócios com o futuro. Por isso, pensamos em uma série de artigos, publicados no decorrer das próximas semanas, que irão tratar o tema de forma simplificada e abrangente. Acompanhe nossos canais e descubra como adotar o uso de IA no seu negócio!