Case Via Marte
Nova estrutura simplifica o ambiente de TI, reduz a complexidade no gerenciamento, proporciona escalabilidade e tem custo-benefício atrativo.
A Via Marte é uma marca consolidada no Rio Grande do Sul e em todo o país, tendo sua história iniciada em 1977 na cidade de Nova Hartz. Com calçados que promovem estilo sem abrir mão do conforto, a marca confecciona suas coleções buscando inspiração nas novidades das principais passarelas do mundo.
Atualmente, conta com três plantas industriais, sendo duas em Nova Hartz e uma na cidade de Sapiranga/RS. Estas três unidades produzem cinco milhões de pares de calçados por ano, vendidos em mais de 16 mil lojas.
A empresa possui dois mil colaboradores diretos e seis mil indiretos. Ultrapassando as fronteiras do Brasil, atende países nos cinco continentes.
Com a necessidade de atualizar a estrutura de armazenamento da empresa, no decorrer de 2021, a equipe de TI da Via Marte passou a buscar por tecnologias que atendessem a esta demanda.
Após estudarem as possibilidades, optaram pela estrutura de hiperconvergência, que virtualiza e compartilha os dados entre servidores, proporcionando maior disponibilidade, segurança de dados, automação e desempenho. Dentre as tecnologias presentes no mercado, a Via Marte optou pela VxRail, da Dell EMC, que tem uma interface de fácil entendimento, permitindo atualização e gerência de todo o hardware em uma única console.
Segundo Gilberto Jardim, Gerente de Tecnologia da TEEVO, as principais vantagens de uma solução de hiperconvergência são: disponibilidade, com dados replicados entre os equipamentos; custo menor quando comparado às soluções tradicionais; e fácil gerenciamento em uma console única, não mais necessitando de diferentes especialistas para gerência de virtualização, storage e rede. Para a equipe de TI da Via Marte, a estrutura de hiperconvergência"deixa a infraestrutura escalonável para acomodar o crescimento do volume de dados. Tudo é dinâmico e simples."
Era exatamente disso que a Via Marte precisava.
A TEEVO é nossa parceira de longa data em vários projetos, sendo mais de 15 anos de trabalho em conjunto. Além disso, houve uma convergência entre a tecnologia que estávamos pesquisando e o conhecimento do time da TEEVO. Era exatamente disso que a Via Marte precisava. (Equipe Via Marte)
A equipe da TEEVO no projeto de hiperconvergência da Via Marte
Com mais de 15 anos de parceria, após optar pela tecnologia da Dell EMC, a Via Marte escolheu pela equipe da TEEVO para a implementação do projeto, dado o tamanho do conhecimento do time, que atendia às necessidades da empresa calçadista.
Depois de meses de estudo e planejamento, cerca de 50 máquinas virtuais subiram para o ambiente de hiperconvergência. Atualmente, são 5 servidores trabalhando ao mesmo tempo, garantindo segurança e disponibilidade dos dados.
Para saber mais detalhe sobre o upgrade em estrutural de datacenter feito pelas equipes de TI da Via Marte e da TEEVO, confira entrevista realizada com Ivair Kautzmann, Gerente de TI da Calçados Via Marte e Marcelo Ribas, Analista de Infraestrutura de TI na Calçados Via Marte.
Como começou esta movimentação de atualização na estura da Via Marte? Por quê optaram por um projeto de hiperconvergência?
Tínhamos um storage que estava chegando ao fim da vida útil. Depois de avaliar várias soluções de infraestrutura tradicionais, nós decidimos examinar mais de perto a solução Dell EMC VxRail. O sistema hiperconvergente proporciona uma plataforma de gerenciamento simplificada, escalável, sob demanda e proporciona uma melhor visibilidade do nosso ambiente de datacenter. O custo-benefício da solução foi uma das grandes vantagens percebidas.
Qual era o objetivo da Via Marte ao buscar pela Dell?
A Dell é nossa provedora on-premise há mais de 18 anos. Como cliente satisfeito, foi normal contar com a Dell para mais esta atualização do nosso Datacenter. Levamos em consideração uma série de fatores – não apenas a tecnologia, mas todo o processo, do início ao fim.
Como a TEEVO trabalhou para atingir os objetivos da Via Marte?
Do planejamento da migração até a entrega documentação, passando pelas várias etapas da implementação, a equipe técnica da TEEVO trabalhou em conjunto com os especialistas da Dell e da equipe da Via Marte, executando com sucesso todas as tarefas do cronograma. O trabalho fluiu tão bem que conseguimos, inclusive, recalibrar o cronograma e acelerar algumas etapas das entregas.
Como foi a interação da equipe Via Marte no projeto?
Excelente, em especial na questão da migração. As máquinas virtuais existentes em Hyper-v da infraestrutura antiga foram convertidas com sucesso para VMware. Além do planejamento, a equipe de TI da Via Marte garantiu que o sucesso da implementação, que foi feita com muita atenção a migração das cargas de trabalho fosse feita sem impactos aos usuários.
Na percepção de vocês, quais foram as vantagens consideradas para realização do projeto?
As vantagens estão na arquitetura do HCI, que integra a computação, o armazenamento e o sistema de rede em um equipamento único com recursos de consolidação e gerenciamento de dados que podem ser dimensionados de acordo com as necessidades dos aplicativos, eliminando a necessidade de uma SAN ou NAS tradicional. Foi uma aposta que valeu a pena! Realmente, o ambiente fica muito mais fácil e claro de monitorar.
Já conseguem perceber resultados? Quais?
Sim, além de acelerar os aplicativos existentes, conseguimos os seguintes resultados:
– Simplifica o ambiente de TI. Antes tínhamos vários elementos, hoje temos tudo compactado em um só.
– Minimiza o risco, porque se houver problema em um servidor, o outro assume, assim como discos e redes.
– Deixa a infraestrutura escalonável para acomodar o crescimento do volume de dados. Tudo é dinâmico e simples.
– Elimina a necessidade de atualizações manuais do Cluster. O processo, antes, era muito complexo. Hoje é simplificado, acontecendo de forma automática no gerenciamento.
– Reduz o espaço ocupado no datacenter, consumo de energia e controle de temperatura. É colocado mais tecnologias em menos espaço.