ESG: um novo paradigma para a TI corporativa

Sim, mais um trio de letras na composição de tantas siglas que permeiam os jargões corporativos, em especial na TI. ESG, entretanto, é um jovem conceito oriundo de preocupações com o planeta e seus habitantes que traçaram um caminho natural às empresas pela sua importância no ecossistema.

ESG é um acrônimo para Environmental, Social and Governance, (ambiental, social e governança, em tradução livre), um conjunto de ações e métodos a serem adotados por empresas para demonstrarem seu comprometimento com os temas em questão. Enquanto surge com destaque nos últimos anos, o conjunto de práticas em formato de referência já é um conhecido das equipes de TI que já trabalham com ITIL, COBIT e outros frameworks.

No viés corporativo, ESG não nasce com um foco objetivo na Tecnologia da Informação, mas como tudo hoje, se intercala a ela em alguns pontos. Definindo cada parte e relacionando-as, podemos entender que:

  • Ambiental: As ações ambientais buscam assim diminuir o impacto de cada empresa no meio ambiente, inclusive incentivando processos que tenham consequências positivas ao mesmo.

Contribuições da TI: A TI pode habilitar esses processos com DataCenters que contribuem na redução da emissão de CO2 e até mesmo transferindo grande parte das suas cargas de trabalho para a nuvem. Na Cibersegurança, a descentralização dessas workloads dificultam ataques por não manter todos os ativos atrás dos mesmos pontos de acesso, sejam eles físicos ou locais.

  • Social: A responsabilidade social foca no bem-estar e justo tratamento de colaboradores, envolvidos e afetados pelas ações da empresa, com especial atenção às relações trabalhistas.

Contribuições da TI: O controle dos dados pessoais, embasados na LGPD no Brasil, tem sua base em sistemas de gestão de pessoas, protegidos pelas áreas de TI em camadas como Data Loss Prevention (Prevenção de Perda de Dados, em tradução livre), que evitam que dados sensíveis sejam vazados, acidental ou propositalmente, e Criptografia, mascarando dados verdadeiros e permitindo somente quem tem o conhecimento total do processo de descriptografia acessem as informações completas.

  • Governança: Esta área busca garantir processos mais estruturados, visando diminuir as chances de falhas de cada etapa. As ações executadas passam a respeitar uma ordem com premissas e restrições claras, esclarecendo as origens dos insumos (sejam eles matéria prima, recursos humanos etc.) de entrada dos processos e seus destinos.

Contribuição da TI: A relação entre governança e TI já é histórica. Uma TI com processos claros facilita a análise de métricas e a organização de projetos, o que permite um crescimento mais fluído. Conforme citado anteriormente, ITIL e COBIT são algumas das metodologias mais conhecidas para governança de TI e são identificados em praticamente qualquer setor de TI hoje, mesmo que apenas superficialmente.

A TEEVO e seus parceiros trazem os princípios da ESG na sua integração de serviços. A Dell, por exemplo, tem como meta diminuir a Carbon Footprint dos seus Data Centers, desde sua linha de produção; a Veeam plantou uma árvore para cada participante do seu evento anual, VMworld; e a TEEVO obteve a certificação da ISO 37001, que comprova seu compromisso com ações Anticorrupção e valida seus processos de gestão.

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